Rápidinho vou contar a história de como surgiu a minha cidade e seu nome hoje...
SANTA VITÓRIA DO PALMAR - RIO GRANDE DO SUL
Durante muito tempo minha cidade foi chamada de "Terra de Ninguém". O tratado de Santo Idelfonso estabelecia que a Espanha daria (I Portugal a ilha de Santa Catarina e a Espanha ficaria com a Colônia do Sacramento e parte do Sete Povos das Missões. Ficou denominado Campos Neutrais desde o Taim até o Chuí.
Nesse território nem os espanhóis, nem os portugueses podiam localizar as suas tropas ou acampamentos. No ano de 1821 os Campos Neutrais foram integrados ao Brasil e Dom Diego de Souza fez o primeiro ano de jurisdição nesse território e concedeu a primeira sesmaria à Antônio Joaquim de Carvalho Porto.
Em 1852, o governo Imperial nomeou o Marechal Francisco José de Souza Soares Andréa para comissário e limitar com o Uruguai as terras brasileiras. O Marechal Soares Andréa iniciou um processamento de criação do povoado em terras que pertenciam a sesmaria de Carvalho Porto. No dia 19 de dezembro de 1855 fundaram a povoação, pelo Manuel Corrêa Mirapalhete.
Em 24 de dezembro de 1888, nossa cidade passou a ser chamada de Santa Vitória do Palmar devido a esposa de Manuel Corrêa Mirapalhete chamar-se Vitória e ser grande devota da Santa Vitória, e Palmar devido a grande quantidade de palmeiras na região. O povoado foi elevado a vila em 30 de outubro de 1872 à 1874.
Pórtico de SVP (Recepção linda né)
Palmeiras
Igreja Matriz - Católica
Porto Pindorâma (Lagoa Mirim)
Praia do Hermenegildo
Estação Ecológica do Taim
Travessia anual do taim (gipeiros brasileiros e uruguaios)
Minha cidade é pequena e nem tem shoppings, prédios altos... nada disso... é uma cidade modesta... mas muito acolhedora e receptiva a todos que se dispuserem a vir conhecer. Espero que tenham gostado de conhecer o sul do nosso país. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por comentar em breve visitarei seu cantinho, bjos ♥